quarta-feira, 7 de março de 2018

A escrita e os seus artefactos - Exposição na Casa da Cultura de Sátão

A exposição A escrita e os seus artefactos”, patente na Casa da Cultura de Sátão, traz de novo a público, dez anos depois de serem elaborados pela equipa da Biblioteca Escolar da Esfrov, em 2008, um conjunto de materiais que apresentam, ainda que de forma genérica, a longa evolução da escrita, desde os pictogramas até aos sistemas alfabéticos atualmente utilizados. São também apresentados os seus diferentes suportes desde a argila ou as tabuinhas com cera aos textos digitais para serem lidos num ecrã.
A consolidação da palavra num suporte fiável marcou a transição da Pré-história para a História, tornando-se a linguagem, como é sabido, uma importante forma de testemunho, de transmissão de informação e de preservação da memória, de forma muito especial, quando se concretizou no objeto livro. Acerca do livro apresentam-se momentos importantes da sua longa viagem, naturalmente associada à história da humanidade. Integram a exposição alguns objetos raros e algumas curiosidades, cedidas pela Biblioteca Municipal e pelo Centro Paroquial de Sátão.
Uma vertente mais lúdica não podia deixar de estar presente em mais uma iniciativa “Eu coleciono… tu colecionas…”, da responsabilidade do professor Carlos Paixão, à qual nos associámos numa ligação tão natural como aquela que existe entre a intenção, o ato escrever e uma mediação necessária, um simples lápis, uma esferográfica ou uma caneta. Os aficionados de colecionismo poderão apreciar muitos exemplares de uma vasta coleção. 
A inauguração foi enriquecida com um momento musical a cargo do Eduardo Carvalho, aluno do 9º C e os Jograis da Escrita, (escritos e ensaiados pelo professor Carlos Paixão), apresentados pela turma do 4.º B da EB1 de Sátão. Este magnífico texto pode ser apreciado na exposição que ficará patente ao público até ao dia seis de abril.


Sem comentários:

Enviar um comentário