sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O Caderno do avô Heinrich, apresentado pela autora, Conceição Dinis Tomé

No dia 2 de fevereiro tivemos o privilégio de receber, na biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, a escritora Conceição Dinis Tomé, autora do livro O Caderno do avô Heinrich. Esta atividade, integrada no projeto Conhecer+ o holocausto, ler+ o holocausto, proporcionou aos alunos do 6º ano e alguns do 5º, o conhecimento das circunstâncias de criação deste livro, ouvindo da autora a história da sua conceção.
Alguns alunos do 6º A, preparados pela professora Celeste Sousa, dramatizaram o capítulo inicial do livro, surpreendendo a todos com uma primorosa representação que tanto agradou à nossa convidada.
Inspirado em parte em pessoas reais, em parte ficcionado, O Caderno do avô Heinrich oferece-nos a história de pessoas leais aos seus amigos, corajosas em momentos de perigo e donas de atitudes baseadas em valores humanos fundamentais, numa situação de extrema insegurança e violência (a perseguição e extermínio dos judeus pelo regime nazi).
Como referiu Conceição Tomé, há livros que deixam marca em quem os lê, que sensibilizam os seus leitores e os inspiram a efetuarem uma transformação pessoal, contribuindo assim para a sua formação enquanto seres humanos. A importância da leitura foi, naturalmente, uma das ideias fortes deste encontro. Na sua apresentação, a autora foi estabelecendo a relação entre a ação e as personagens do livro com factos e pessoas da época, motivando os alunos a aprofundarem, mais tarde, o conhecimento deste período da história da europa que ninguém gostaria de ver repetido.

No final, com a mesma simplicidade com que os alunos colocaram questões sobre o livro e a escritora enquanto pessoa e mãe, a nossa convidada respondeu a todos com um sorriso caloroso. 

O Caderno do avô Heinrich de Conceição Dinis Tomé on PhotoPeach