segunda-feira, 22 de junho de 2015

Trabalhos do 5º C da "Mala das Histórias"

Partilhamos mais alguns trabalhos realizados pelos alunos do 5ºC no âmbito da atividade "Mala das Histórias".

Trabalhos do 5º A da "Mala das Histórias"

Partilhamos os trabalhos realizados pela turma do 5ºA, no âmbito da atividade "Mala das Histórias" dinamizada pela Biblioteca.

Trabalhos da Oficina de Escrita

Partilhamos aqui os trabalhos realizados pelas turmas do 8ºB, C, D e E, no âmbito da Oficina de Escrita, sob orientação da professora Cristina Marques.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Oficina de Escrita 8º ano - ESFRoV

Partilhamos aqui algumas fotografias dos trabalhos realizados na Oficina de Escrita, dos alunos do 8º ano, da ESFRoV. Estes trabalhos estiveram expostos na BE.

















domingo, 14 de junho de 2015

Artigos de apreciação crítica - 10ºC

Partilhamos aqui quatro artigos de apreciação crítica de livros lidos por alunos do 10ºC.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Alunos do 10ºC no Lar A madrinha e as rosas


Um grupo de alunos do 10º C, acompanhados da professora Ana Albuquerque e da assistente operacional, Gracinda, foram ontem ao Lar A madrinha e as rosas, no Pereiro. Foi uma tarde de partilha e convívio com os idosos que vivem nesta instituição e com o pessoal que aí trabalha. Foram apresentadas canções sobre os Santos Populares. Também houve tempo para o convívio e para a partilha. O grupo ofereceu aos utentes flores, realizadas com o apoio da assistente operacional e da professora Céu, e ainda um belo mangerico. Este foi dado a cheirar a todos para recordarem um dos cheiros típicos das festas populares.
Foram momentos muito enriquecedores.
Agradecemos a colaboração de todos, sobretudo da instituição que nos recebeu e nos facultou o transporte.


Deixamos mais algumas fotografias.

Alunos do 10ºC no lar A Madrinha e as Rosas on PhotoPeach

Trabalhos da turma do 5ºB

Os alunos do 5ºB apresentam os trabalhos escritos realizados ao longo do ano, na disciplina de Português. No âmbito do projeto "Ler+ para aprender+" foi realizada uma sessão sobre a utilização da ferramenta Calaméo e elaborado o ebook que se apresenta.

Pontos da leitura- Melhor leitor

No 3º período participaram 8 alunos no Concurso Pontos da leitura e foram preenchidas 30 fichas de leitura. A Ana Rita Rodrigues foi apurada mais uma vez como Melhor Leitora. 

Parabéns a todos os participantes!


Trabalhos dos alunos do 5ºD

Os alunos da turma do 5ºD apresentam aqui os trabalhos escritos realizados ao longo do ano, na disciplina de Português. Este ebook foi produzido no âmbito do projeto "Ler+ para viver+", numa sessão sobre uso da ferramenta Calaméo, dinamizada pela professora bibliotecária.


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Alunas do 10º A vão ao Centro de Dia

      Hoje, algumas alunas do 10º A, acompanhadas da professora Isilda Menezes, foram ao Centro de Dia de Sátão, no âmbito do projeto "Ler para viver+". A Vanessa leu a história "Um ladrão debaixo da cama", de Alice Vieira.
    Em seguida, cada aluna leu uma das 20 quadras sobre os Santos Populares produzidas pela turma e que foram coladas em flores feitas com a colaboração da assistente operacional e da professora Céu. As flores foram sendo oferecidas com muito carinho a cada um dos utentes.
     Ainda houve tempo para cantarem e conversaram com os idosos.      Ao lanche os idosos comeram umas cavaquinhas levadas pelo grupo.
     Mais uma vez agradecemos a colaboração das pessoas que trabalham na instituição e da receção amável dos idosos.

Deixamos algumas fotografias.

Alunas do 10ºA no Centro de Dia on PhotoPeach


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Leitura na Rádio Alive FM

Ontem, 4 de junho três alunas do 10ºA, Jéssica Pina, Ana Beatriz Ferreira e Bárbara Castilho, acompanhadas pelas professoras Alcina Costa e Isilda Menezes, foram mais uma vezes à rádio Alive FM 89.9 fazer gravações no âmbito do projeto "Ler para viver+". As alunas apresentaram dois contos: " A história  da Gata Borralheira",  da obra "Histórias da Terra e do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen, "O tesouro", da obra "Contos" de Eça de Queirós e "Revelação" da obra "Contos de morte" de Pepetela. Começaram por ler um extrato do conto, fizeram a apresentação e apreciação do mesmo e terminaram com uma breve biografia dos autores escolhidos.

A Rádio Alive FM vai emitir as gravações na próxima quarta e sexta-feira, a partir das 14 horas.



quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dia Mundial da Criança na Biblioteca da EBFL

No dia 1 de junho, o Dia Mundial da Criança foi celebrado na Biblioteca da EBFL. Foi um dia diferente e bem divertido. Os alunos escreveram mensagens alusivas à data, ouviram-se canções, jogaram-se jogos... A Biblioteca foi decorada para alegrar a festa.
Esta atividade foi dinamizada pelas assistentes operacionais que trabalham neste espaço, com a colaboração de alguns elementos da equipa.