quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Holloween na Esfrov

Dia das Bruxas- Halloween é o nome original na língua inglesa e é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia de verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar o corpo dos vivos. Para assustar esses fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores, como por exemplo: caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).










Encontro com os autores do livro "Uma mão-cheia de histórias"


Hoje, dia 30 de outubro, dois dos autores do livro "Uma mão-cheia de história", a professora Lúcia Morgado e o ilustrador Luís Almeida estiveram na EBFL onde se encontraram com os alunos do 5º ano, dinamizando uma sessão de promoção da leitura. Foi um encontro muito agradável. Os alunos participaram neste encontro com muito entusiasmo.




Fica aqui a biobibliografia da autora

Maria Lúcia Morgado dos Santos, é natural da freguesia da Cortiçada, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. Reside em Viseu desde o 9º ano de escolaridade.
É professora há 26 anos, tendo lecionado no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Durante seis anos foi Coordenadora na Associação de Professores Pró-Ordem. Atualmente é Professora Bibliotecária e professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu, na escola João de Barros.
Desde sempre gostou de ler e escrever. Deve o gosto e o hábito da leitura às carrinhas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, que na sua infância iam uma vez por mês à sua aldeia. Foi nessa altura que descobriu a magia e a importância da leitura.
Quanto à escrita, começou a escrever poesia quando frequentava o curso na ESEV para contribuir para o jornal da Associação de Estudantes. Desde aí, tem escrito poemas e pequenos contos para os seus alunos e amigos e também para algumas antologias, tendo participado em alguns concursos.
O seu primeiro livro foi publicado em 1999 “A Magia dos Pequenitos” – um livro escrito em coautoria com os seus alunos da E.B 2, 3 de Nelas. Mais tarde, em 2003, publicou o livro “Abecedário de Valores” em coautoria com um grande amigo e colega – Fernando Marques Pereira. Em março de 2007, no âmbito da área curricular não disciplinar – Área de Projeto - publicou o livro “O Saber não Ocupa Lugar” em coautoria a sua amiga e colega Margarida Castro, com os alunos, docentes e pais e EE da turma do 6º A do Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros. O seu último livro, “Uma Mão-Cheia de Histórias”, escrito em coautoria com a sua grande amiga e colega Rita Almeida e ilustrado pelo seu estimado amigo e colega Luís Almeida, foi publicado pela Edições Esgotadas em Julho de 2013. É um livro escrito para as crianças, a partir de histórias vividas com as crianças. Talvez por isso, tenha sido tão bem acolhido pelas mesmas, daí que em abril de 2014 houve necessidade de se fazer a 2ª edição.
Ler, escrever e viajar são as atividades que lhe proporcionam mais tranquilidade e alegria.



 “Uma Mão-Cheia de Histórias” é um livro que, através de 5 histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido. Através de duas bonecas: Li Li e Ri Ri, as autoras partilham leituras, afetos e aventuras. Recorrendo a uma linguagem rimada, tão ao agrado das crianças, mostram a importância e a magia da leitura através da sua experiência de vida e da abordagem de várias obras, autores e personagens que fazem parte do imaginário de qualquer criança. O apelo ao valor da amizade, à adoção de hábitos saudáveis de alimentação e à persistência para que cada um consiga realizar os seus sonhos, são uma constante.  

Mês das Bibliotecas Escolares - Hora do Conto


Durante as visitas guiadas à biblioteca da Esfrov aos alunos do 7º ano foi apresentada, pela professora bibliotecária, a história "O Rato de Alexandria" de José Jorge Letria que integra a obra "O livro que falava com o vento e outros contos".








Na EBFL, a professora Rosa Aguiar teve a amabilidade de vir contar a história "O rapaz que não gostava de ler" de Susanna Tamaro, aos alunos do 6º ano. 














quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mês das Bibliotecas Escolares

Nesta semana, no âmbito das comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares, foram realizados e oferecidos marcadores de livros nas Bibliotecas da EBFL e da ESFROV. Marca as tuas leituras com um marcador da tua biblioteca.









quarta-feira, 15 de outubro de 2014

EXPOSIÇÃO: "O nosso mar: conhecer para aMAR"

Lembras-te do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR»?  Está a decorrer a exposição dos trabalhos elaborados pelas turmas do 6ºA, 6ºC, 6ºF e 7ºB no ano passado, na EBFL.
No dia 10 deste mês, recebemos a visita de duas responsáveis do projeto LER+MAR, do Plano Nacional de Leitura, que vieram conhecer as leituras e os belos trabalhos das turmas que estão a participar.

Visita as exposições do átrio e da biblioteca.

«O Nosso Mar...» - Exposição de trabalhos na EBFL on PhotoPeach
Deixamos um agradecimento especial à professora Maria Emília Santos que tanto se empenhou na montagem da exposição no átrio, mesmo já não estando a trabalhar na nossa escola.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura 2014 atribuído a Patrick Modiano

A Academia Sueca, em Estocolmo, anunciou hoje, 8 de outubro, que o escritor  francês, Patrick Modiano foi galardoado com o prémio Nobel da Literatura 2014. O autor já publicou cerca de 30 livros, maioritariamente romances, mas também guiões de cinema e livros infantis. 
No anúncio do Prémio Nobel a Modiano, a Academia destacou-lhe “a arte da memória que utilizou para evocar os destinos humanos mais inalcançáveis e para revelar o universo da ocupação”.
O escritor de 69 anos é filho de  centra as suas obras em temas como a memória, o esquecimento, a identidade e o sentimento de culpa. Nascido no final da II guerra Mundial, filho de italiano judeu, por isso o tema da ocupação nazi foi tema do seu primeiro livro que publicou em 1968 " La Place de l'étoile". 
Modiano é o 11º autor nascido na França a ser premiado. O mais recente foi Jean-Marie Gustave Le Clézio, em 2008. Antes do anúncio, eram apontados como favoritos nomes como o queniano Ngugi wa Thiong'o, o japonês Haruki Murakami e a bielorrussa Svetlana Aleksijevitj.

Biografia
Jean Patrick Modiano nasceu em 30 de julho de 1945 na comuna Boulogne-Billancourt, subúrbio de Paris. É filho de um homem de negócios judeu de Alexandria e da atriz belga Louisa Colpeyn.
O seu primeiro romance, "La place de l’étoile", foi publicado em 1968. Ao longo de sua carreira, também escreveu roteiros para o cinema. Foi um dos autores do filme "Lacombe Lucien" (1974), dirigido por Louis Malle. “O longa” ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1975. Em 2000, Modiano integrou o júri do Festival de Cannes.
Antes do Nobel, Modiano já havia recebido os principais prémios da literatura francesa, como o Grand prix du Roman de l’Académie française em 1972, por "Les boulevards de ceinture", e o Goncourt em 1978, por "Uma rua de Roma". Pelo conjunto da obra, recebeu o Grande Prémio Nacional das Letras, em 1996, e o Prémio Marguerite Duras em 2011, na França. 
Tem várias obras publicadas em Portugal, nomeadamente "O Horizonte" e "A Rua das Lojas Escuras".





sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2014

O mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, neste período pretende-se reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca da sua importância nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe o tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias.
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar.


Está atento e participa nas atividades que vão ser dinamizadas.


Cartaz: prof. Ana Cristina Esteves

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O livro do mês - outubro

Deixamos-te aqui uma livro que podes ler.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 



 
 

 
 
 
 
Sinopse
 
Edgar corre a toda a velocidade e deixa tudo para trás: a família, a escola, os amigos.
Hoje é o dia mais triste da sua vida porque o avô desapareceu, mas é também o dia mais feliz porque Joana o beijou pela primeira vez.
Nesta estrada sempre em frente, Edgar tropeça nas suas reflexões, nos almoços de família, nas gargalhadas dos amigos e nas longas conversas com Joana.
À medida que avança, Edgar torna-se cada vez maior.
A certa altura não cabe dentro do seu corpo. É um monstro.
É uma explosão continua.
É supergigante.
(...) há tantas coisas que eu gostava de pôr no lixo e não posso, como por exemplo, as perguntas difíceis, o manual de filosofia, os meus erros, as cantigas de amigo, a gramática de inglês, o meu treinador de andebol, os silêncios da Joana, o nó na minha garganta e também alguns substantivos abstratos como, por exemplo, este medo de não sei quê e esta dúvida constante: sigo em frente ou volto para trás; sigo em frente ou volto para trás; não há´ como evitar esta escolha e é tão difícil escolher. Às vezes gostava de estar em dois sítios ao mesmo tempo. Ou de não estar em lado nenhum.
Ana Pessoa, autora de "O caderno vermelho da rapariga karateca", regressa com uma história sempre em frente.
Em Supergigante, o leitor corre contra o vento, contra o chão, contra tudo.