sexta-feira, 9 de maio de 2014

Divulgação mensal de um livro: "A mulher que prendeu a chuva"

Sinopse

A mulher que prendeu a chuva de Teolinda Gersão reúne 14 contos que partem da vida quotidiana mas se abrem, insensivelmente, a outros mundos - oníricos, fantásticos, terríveis ou absurdos - que nem por isso deixam de nos pertencer e de ser o lugar onde habitamos.

"Corria para a frente, na noite, no dorso de um cavalo enlouquecido, que me arrastava, para nenhum lugar. Não havia pontos de referência na paisagem, cavalgávamos na desfilada, depressa, cada vez mais depressa, e no entanto sem avançar no espaço. Não sabia onde estava e recordava-me só vagamente do meu nome. Mas não esquecera o teu. Nem o facto de que estavas morto."
                                                                    (do conto Cavalos nocturnos)

Prémio Máxima de Literatura
Prémio Fundação Inês de Castro

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/a-mulher-que-prendeu-a-chuva/a/id/4042994

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PALESTRA "NÓS E O MAR" NA CASA DA CULTURA DE SÁTÃO

Na passada sexta-feira, dia 2 de maio, realizou-se na casa da Cultura de Sátão uma palestra sobre o tema «Nós e o Mar», dinamizada pelo Engenheiro da Câmara Municipal de Sátão, Fernando Morais.
Tratou-se de uma atividade planificada em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Sátão, no âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR», que está a ser desenvolvido por 8 turmas do 1º e 2º ciclos e que foi selecionado pelo Plano nacional de Leitura, no âmbito do LER+ MAR.
O dinamizador, com formação em Engenharia do Ambiente, realizou duas sessões: às 14h00 para o 5ºA, 5ºC, 5ºF e 6ºB, da Escola Básica Ferreira Lapa e  da EBI de Ferreira de Aves, e às 15h00 para o 2ºA, 3ºA, 3ºB e 3ºC, da EB1 de Sátão. Estas turmas puderam aprofundar os seus conhecimentos acerca da importância dos mares e oceanos, da influência que a nossa situação geográfica e consequente ligação ao Mar teve na História de Portugal, as profissões ligadas ao Mar, as novas formas de rentabilizar os recursos que a nossa costa marítima nos oferece: o turismo, as energias renováveis, os desportos, etc.
Também foi abordada a intenção do nosso país em alargar a  Zona Económica Exclusiva de Portugal, estendendo a nossa fronteira até aos Arquipélagos dos Açores e Madeira, o que nos tornaria o país europeu com maior área geográfica.

    A professora bibliotecária coordenadora deste projeto, em nome das Bibliotecas Escolares, agradeceu a disponibilidade e empenho do Sr. Engenheiro Morais na preparação desta atividade.

                     
                                    Isabel Carvalho





segunda-feira, 5 de maio de 2014

Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura - o Sátão conquista o 2º lugar

Hoje, 5 de maio, pelas 13h realizou-se a 8ª edição da Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV, sob a coordenação da Câmara Municipal de Viseu, através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.
O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelas alunas do 3º ciclo: Ana Carolina de Almeida Costa, 9º A, nº1; Inês Fernandes, 9ºB, nº15 e Beatriz Lourenço, 8º C, nº5. Do ensino secundário participaram os alunos: Sara  Chaves, 12º B, nº23 e Fernando Machado, 11º D, nº12. Os participantes foram acompanhados pela professora bibliotecária, Isilda Menezes.
Pelas 13:30h., cerca de 166 alunos de Agrupamentos/Escolas não agrupadas do distrito de Viseu realizaram uma prova escrita. Nesse período, os professores acompanhantes fizeram uma visita guiada à cidade de Viseu, no comboio turístico.
Depois da prova escrita, foi oferecido aos concorrentes um lanche. Em seguida, os participantes e respetivos professores acompanhantes assistiram, no auditório, a um espectáculo dinamizado pela Associação Cultural Zunzum. Foram momentos divertidos! Posteriormente, foram apresentados os cinco alunos vencedores da prova escrita do 3º ciclo e do ensino secundário que tiveram que efetuar a prova oral que consistiu na apresentação expressiva de um poema e na resposta a uma questão geral, de carácter argumentativo, colocada pelo apresentador do concurso-espetáculo.
O nosso Agrupamento teve uma boa prestação! A aluna Sara Chaves ficou em 2.º lugar no grupo dos alunos do Ensino Secundário. É a 1ª suplente, pois à final a realizar em Lisboa só participará a aluna da Escola Secundária Alves Martins que obteve o 1º lugar .
Parabéns aos alunos que representaram o nosso Agrupamento, em especial à Sara! Mais um ano em que os alunos do nosso agrupamento obtiveram um bom desempenho.


Aproveitamos para agradecer a colaboração da Câmara Municipal de Sátão na cedência de transporte.



Podes ver mais algumas fotografias do evento:

Concurso Nacional de Leitura 2014 on PhotoPeach




sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pontos da leitura - o melhor leitor do 2º período


Na EBFL, no 2.º período participaram, na atividade "Pontos da Leitura", apenas os alunos das turmas do 5º B, D, do 6º C e D, num total de 8 alunos do 2º ciclo. Foram preenchidas 23 fichas de leitura sobre os livros lidos.

A Melhor Leitora do 2º período foi:

- Mariana Ferreira, nº15, do 6º C;

No dia 2 de maio foi-lhe oferecido um livro e um certificado.

Parabéns a todos os participantes.

Participa nesta atividade e poderás ser apurado(a) o(a) Melhor(a) Leitor(a) do 3º período.