sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Concurso "Faça lá um poema" - trabalhos apurados

Participaram no concurso “Faça lá um poema” setenta e seis alunos do Agrupamento: dezoito alunos do 1º ciclo, trinta e nove do 2º ciclo, doze do 3º ciclo e sete do ensino secundário.

Foram apurados os seguintes trabalhos:
- 1º ciclo -  “Paixões nas estações” de Bernardo da Costa Ferreira Cabral de Carvalho,  da EBIFA;
- 2º ciclo - "A coragem dos marinheiros" de Lara Sofia A. Paiva, do  6º B, da EBFL;
- 3º ciclo - "Portugal" Ana Francisca Gomes Almeida, 7ºC, da ESFRoV;
- Secundário – (sem título) Ana Rita Sousa, 10ºA, da ESFRoV.

Parabéns aos alunos cujos trabalhos foram apurados para participar no concurso a nível nacional e a todos os que concorreram.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"Burros", uma história de amor...

Deixamos aqui a sinopse do livro "Burros" de Adelheid Dahimène e Heide Stöllinger que foi tão bem  apresentado no Centro de Dia de Sátão, no dia 14 de fevereiro.



BURROS conta a história enternecedora de um casal de burros que celebra o aniversário das suas bodas de prata. Porém, uma pequena discussão e muita casmurrice fazem com que cada um siga o seu caminho em busca de novo parceiro. Depois de vários encontros e desencontros, acabam por perceber que não é assim tão fácil substituírem-se um ao outro…

Uma história de amor, teimosia e reconciliação contada com humor e forte expressividade
gráfica.

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/burros/a/id/2050934

Ler+ al(gu)ém - Dia dos namorados no Centro de Dia de Sátão


No dia 14 de fevereiro, as alunas do 10º C, Joana Mata, Carolina Dias, Olga Reis e Inês Silva, acompanhadas pela professora de Português, Alcina Costa, e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes, foram ao Centro de Dia de Sátão onde dinamizaram a atividade "Leitura entre gerações". Foram declamados poemas  de amor de Fernando Pessoa, de José Gomes Ferreira e de Joaquim Pessoa. Também foi apresentada, de forma muito expressiva, a história "Burros" pela Inês. Seguiram-se momentos de conversa com os idosos sobre namoros e namoriscos relembrados dos seus tempos de juventude
Foram momento divertidos de partilha e convívio.





quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Projeto "Ler+ al(gu)ém"- Dia dos namorados na Rádio Sátão

               No âmbito do projeto “Ler+ al(gu)ém”, os alunos Ana Rita Sousa, Francisco Santos, Leandro Amaro, Paula Cunha, Micaela Pina e Marisa Pereira, das turmas do 10º A e B , acompanhados pela professora, Alcina Costa, e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes, foram à Rádio Alive FM gravar a leitura de textos para celebrar o Dia dos Namorados.  Para quem estiver interessado em ouvir, a transmissão será feita amanhã, ao longo do dia, na frequência 89.9. 
Não percas os belíssimos poemas de Fernando Pessoa, Joaquim Pessoa, José Gomes Ferreira e a "Declaração de amor" de Miguel Esteves Cardoso.

Projeto "Ler+ al(gu)ém" - alunos do 10º B vão à Casinhas de S.Pedro


Ontem, dia 12 de fevereiro, no âmbito do projeto "Ler+ al(gu)ém" foi dinamizada, mais uma vez, a atividade: leituras entre  gerações. Um grupo de seis alunos do 10º B foram a Miôma, ao Lar Casinhas de S.Pedro, acompanhados pela professora de Português, Alcina Costa, e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes. A propósito do Dia dos Namorados, leram poemas de amor e conviveram com os idosos de uma forma muito simpática. As conversas sobre a sua juventude, namoros e namorados, fizeram recordar tempos de alegria.






quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Montra de livros na BE da EBFL

Já reparaste na montra de livros que está na tua biblioteca da EBFL? Vê com atenção os livros que estão em destaque. Talvez algum desperte o teu interesse. Lê também as frases sobre os livros e a leitura que lá estão e saboreia as palavras.
Está atento! Em breve apresentaremos outras sugestões.