segunda-feira, 30 de abril de 2012

Participação na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura


Realizou-se no dia 27 de abril a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro de Tondela e no Auditório do ACERT. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelas alunas do 3º ciclo: Maria de Fátima Lopes, 8º E; Ana Rita Sousa, 8º D e Catarina Ferreira, 7º F
 Do ensino secundário participaram os alunos: Daniela Vaz, 10º B; José Eduardo Sousa, 10º C e Ana Carolina Pereira, 10º D. Os alunos foram acompanhados pela professora bibliotecária, Isilda Menezes.

Os 131 alunos de 29 escolas/agrupamentos do distrito de Viseu realizaram uma prova escrita durante a manhã na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro, em Tondela. Nesse período de tempo os professores fizeram uma visita ao Museu Terras de Besteiros.
À tarde, no auditório ACERT foram apresentados os vencedores da prova escrita, seis alunos do 3.º ciclo e seis do Ensino Secundário. Aí, depois de um momento musical, os alunos apurados prestaram uma prova oral. De entre estes foram selecionados três de cada nível de ensino que irão participar na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.
Mais uma vez, os alunos do nosso Agrupamento tiveram uma boa prestação! A aluna, Daniela Vaz, 10º B foi uma das seis selecionadas e teve um bom desempenho, mas não foi uma das três apuradas.
Parabéns aos alunos que representaram o nosso Agrupamento e, em especial, à Daniela que consegui participar na prova oral.
Foi um dia bem passado que ficará, com certeza, na memória dos participantes.








terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de abril

Odia 25 de abril de 1974 também denominado "Dia da Liberdade" não foi esquecido na EBFL. Para além da bela exposição que se encontra no átrio da escola, também na biblioteca essa data tão importante da nossa história foi lembrada com a exposição de trabalhos e um dossiê temáticos que existe neste espaço.
Este acontecimento também conhecido como a Revolução dos Cravos refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático, com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976.
Este golpe foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que foram apoiados por oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários.
A canção "E depois do adeus" foi uma canção-senha do 25 de abril.

25 de abril on PhotoPeach


Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor nas bibliotecas da EBFL e da ESFRoV

Na  Escola Básica Ferreira Lapa cada turma produziu uma frase sobre a data comemorativa do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor que foi usada para fazer um marcador de livros para cada aluno dessa turma.
Deixamos aqui alguns exemplos.



Podes ver aqui os marcadores de livros produzidos por cada uma das turmas da EBFL em formato e-book.

Na ESFRoV decorou-se a biblioteca com frases alusivas ao Dia Mundial do Livro. Também foi realizada uma exposição sobre Cervantes, pelo 8º ano, na disciplina  de Espanhol.

 

Às turmas do 3º ciclo e secundário tanto da EBFL como da ESFROV foi proposto o visionamento do filme "O dia em que vieram prender o livro" e organizados pequenos debates.

Neste filme, dois jovens amigos de longa data, Gordon e Barney, partilham muitos pontos de vista e interesses comuns. De repente, vêem-se confrontados com opiniões divergentes sobre a obra de Mark Twain "Huckleberry Finn".
Numa aula, ao ler uma passagem do livro, Gordon fica escandalizado com a utilização repetida da palavra "negro". Zangado, por se ver obrigado a ler um texto que considera racista recusa-se prosseguir a leitura, advertindo que não frequentará aquela aula enquanto tal livro for usado e constar do programa.
A história desenrola-se numa comunidade educativa americana e envolve verdadeiras campanhas organizadas com alunos, pais, professores e bibliotecários, em que são expostos e divulgados os argumentos a favor e contra o livro de Mark Twain.
É nesta atmosfera que se vem a descobrir que a própria escola tem procedido à censura de livros e programas, em resposta a críticas e reclamações de pais e educadores.
A razão do despedimento repentino da bibliotecária da escola é também descoberta e surgem, na comunidade educativa, alianças absolutamente inesperadas motivadas pela dinâmica da censura.
As opiniões divergentes dos dois jovens amigos desafiam a sua própria amizade, até aí inabalável.
O filme mostra a importância fundamental da liberdade de expressão no quotidiano dum estado democrático.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é um evento comemorado a 23 de abril em 100 países, desde 1996. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A UNESCO este ano junta às comemorações do Dia do livro e dos Direitos de Autor o 80.º aniversário do Index Translationum.
O Index constitui  um instrumento excecional, contém  mais de 2.000.000 de resumos bibliográficos em todas as disciplinas, para observar e avaliar os fluxos de tradução em todos os países membros da UNESCO, além de ser uma base indispensável para a elaboração de políticas culturais no âmbito do livro.


Fernando Pessoa: plural como o universo

Para quem estudo e gosta de Fernado Pessoa, deixamos aqui esta informação.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pontos da leitura


Na EBFL, no 2.º período participaram, na atividade "Pontos da Leitura", os alunos das turmas do 5º B, C, D, E e 6º C e D num total de 26 alunos e 1 do 3º ciclo, num total de 80 fichas de leitura sobre os livros lidos. A turma do 5º C continua com 12 participantes.
No dia 23 de abril vai ser oferecido um livro e um certificado às Melhores Leitoras do 2.º período, a aluna Lídia Filipe, nº 12, do 5ºC e Ana Cunha do 6º D.
Parabéns a todos os participantes.

      

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Leonor Tenreiro esteve na EB1


É verdade! Não estava previsto! Afinal o mundo é mesmo pequeno, como costumamos dizer. A formadora Leonor Tenreiro da Oficina da Escrita Criativa que foi dinamizada com os alunos do 10º ano, na ESFRoV, é prima do professor Carlos Paixão.
Na tarde do dia 13, a Leonor e eu (Isilda) fomos à EB1.  Entrámos na sala 11 e o professor Paixão apresentou a Leonor à turma. 
A Leonor quis também dinamizar com a turma a atividade: "Acróstico desenhado". Foi uma animação e as histórias criadas foram magníficas!... Se a turma quiser, será com muito gosto que publicamos as histórias criadas ou outros comentários que nos queiram enviar.  




Oficina de escrita criativa

No âmbito do projeto "Leitura e literacia na biblioteca de futuro", as turmas do 10º ano participaram numa Oficina de Escrita Criativa, dinamizada pela formadora Leonor Tenreiro. Na tarde do dia 12, foram dinamizadas duas sessões de 90 m, com as turmas do 10º D e 10º C. Na manhã do dia 13 de abril, foram as turmas do 10º B e A que participaram nas duas sessões realizadas. Foram sessões muito animadas, muito produtivas e criativas. A imaginação, a criatividade e a escrita andaram à solta na ESFRoV.
Destacamos as atividades:  Acróstico desenhado, Acróstico conversado, Escrita sem parar
Era um gosto ver os alunos e professores a darem largas à sua criatividade e imaginação. A apresentação das produções escritas foi fantástica! Até alguns alunos mais tímidos se divertiram a ouvir os colegas e a ler os seus  próprios trabalhos.
Aguardamos os comentários que os alunos do 10º ano irão partilhar connosco, através do blogue "És in? Lê On!". Podes aceder-lhe através do link que encontras do lado direito deste blogue. 
Deixamos aqui o agradecimento à formadora Leonor Tenreiro e o quanto gostámos estar com ela.




quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Drª Teresa Calçada visita a biblioteca escolar da ESFRoV

      Hoje, dia 12 de abril, a biblioteca da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo teve a honra de receber a Drª Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), acompanhada pela coordenadora interconcelhia,  Alcina Correia e também pelo coordenador interconcelhio (da zona de Santarém), João Afonso.
     A Drª Teresa Calçada foi recebida pelo Diretor do Agrupamento, professor Eduardo Fernandes, e pelas professoras bibliotecárias, Isilda Menezes e Isabel Carvalho.
     A visita estendeu-se à biblioteca da EB1 de Sátão. Esta visita teve como objetivo conhecer duas das nossas bibliotecas do Agrupamento, inteirando-se da sua dinâmica, recursos documentais, recursos humanos, equipamento… Foi com muito gosto que os recebemos na escola e na biblioteca!
     Destacamos que a Drª Teresa Calçada é uma das principais mentoras das bibliotecas escolares tal como as conhecemos hoje. De 1982 a 2007, enquanto Técnica do Instituto Português do Livro, integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi membro do grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, sendo Coordenadora do Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação, desde esse ano. Também é Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Recomeço do 3º período - sugestões de leitura

 Neste início do 3º período continuamos a divulgar livros que podes desfrutar se os requisitares na biblioteca da ESFRoV. Estão novinhos em folha, prontos a serem lidos.

 Matteo perdeu o emprego de Gonçalo M. Tavares

Sinopse
Matteo responde a um anúncio de emprego. Toca à campainha e uma mulher recebe-o. Mas a mulher apresenta uma particularidade estranha. É a primeira proposta de trabalho de Matteo em muitos meses: aceita-a. Mas Matteo não suporta aquele ofício durante muito tempo. Responde a um novo anúncio. Toca à campainha e um homem abre a porta e recebe-o. De novo, a mesma particularidade estranha.
Várias personagens e episódios sucedem-se como peças de dominó que vão caindo umas sobre as outras. As personagens cruzam-se e cada uma delas é abandonada quando surge a seguinte. São ligações sucessivas - até que se chega a Matteo, o homem que perdeu o emprego.

A caixa dos perigos de Blue Balliett
                                                
Sinopse

Depois de O Mistério do Quadro Desaparecido, bestseller mundial considerado «O Código Da Vinci para jovens» e de O Mistério do Talismã de Jade, Blue Balliett regressa com um novo livro juvenil.
Um rapaz numa pequena cidade que tem um modo diferente de ver as coisas. Uma rapariga maliciosa que não pára de um lado para o outro. Um diário misterioso. Um fogo. Um estranho. Uma morte. Estas são algumas das coisas que encontrarás em A Caixa dos Perigos, o novo mistério da popular autora Blue Balliett.



A toupeira de John Le Carré
                                           
 Sinopse

O primeiro livro da trilogia de Smiley, a série que o tornou famoso em todo o mundo e consagrou John le Carré como um dos grandes mestres da literatura de espionagem.
Smiley e a sua gente deparam-se com um extraordinário desafio: uma toupeira um agente duplo dos soviéticos conseguiu infiltrar-se e ascender ao mais elevado nível dos Serviços Secretos britânicos. A sua traição comprometeu já algumas operações vitais e as melhores redes. A toupeira é um dos seus. Mas quem?




O bom inverno de João Tordo
                                          Sinopse

O balão negro onde Don Metzger partiu foi encontrado na ilha de Ponza, no fundo de uma falésia, perto do final do Verão. O corpo tinha apodrecido e sido parcialmente dilacerado pelas gaivotas. A polícia italiana considerou que a morte fora causada por um «acidente», e não foi feita qualquer autópsia. Alipio e Susanna Rizzo foram interrogados, mas afirmaram ter passado o verão na casa de família, na Lombardia, depois de Don Metzger ter prescindido dos seus serviços. Surgem notícias dispersas sobre os desaparecimentos de John McGill, Roger e Stella Dormant e Vincenzo Gentile. Não surgiu qualquer notícia sobre o desaparecimento de Olivia Fontana ou Nina Pascal. Nenhum destes desaparecimentos foi ainda relacionado com a morte de Don Metzger. A polícia continua a investigar.