terça-feira, 21 de dezembro de 2010

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fotografias da exposição na Biblioteca da ESFRoV

Exposição na Biblioteca da ESFRoV

        No âmbito da disciplina de História, os alunos dos sétimos e oitavos anos da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, têm em exposição, na Biblioteca da Escola, um conjunto de trabalhos práticos que realizaram para a disciplina. Os objectivos principais pretenderam mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos, visando a compreensão do passado/presente e realizar tarefas de forma autónoma, responsável e criativa.
       A temática dos trabalhos versam, no sétimo ano, as "Primeiras Civilizações (Recolectoras e Produtoras/Paleolítico-Neolítico)" e, no oitavo ano, as "Inovações Técnicas dos Séculos XV e XVI". Na exposição podem observar arpões, lanças, antas,... Ou então astrolábios, quadrantes, cartas de marear, caravelas... Criatividade e engenho não faltaram aos nossos alunos que estão de parabéns!
         Também na disciplina de Geografia, os alunos dos sétimos D, E, F, e G fizeram rosas-dos-ventos muito criativas e com materiais diversificados. Aplicaram, assim, conhecimentos adquiridos nas aulas de Geografia e desenvolveram competências de autonomia e responsabilidade.
         A exposição ficará disponível até dia 7 de Janeiro. aguardamos a vossa visita.

       Grupos de Recrutamento 400 (História) e 420 (Geografia)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cidade Medieval

Myebook - Cidade Medieval - click here to open my ebook

Trabalho colaborativo: Área de Projecto e Biblioteca Escolar

        Este ano lectivo, o Agrupamento de Escolas de Sátão vai colaborar nas comemorações dos 900 anos do Foral de Sátão. Assim, durante o 1.º período, a turma do 6º B realizou trabalhos, no âmbito da Área de Projecto, sobre a Idade Média. Em colaboração com a professora bibliotecária, Isilda Menezes, estão a realizar ebooks com esses trabalhos que irão ser disponibilizados neste blogue.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Tributo à Língua Portuguesa no Sátão


Sessão de apresentação do livro “Nesta nossa doce língua de Camões e de Aquilino”

      No passado sábado, dia 11 de Dezembro, pelas 20.30 horas, foi dinamizada uma sessão de apresentação do livro “Nesta nossa doce língua de Camões e de Aquilino” de Fernando Paulo do Carmo Baptista.
      A apresentação da obra foi feita pela professora Ana Albuquerque e pelo padre Mílton d’Encarnação. Alguns amigos deram o seu testemunho acerca do autor e da sua obra. Também o próprio autor brindou os presentes com o testemunho sobre a razão de ser do livro recentemente editado e do evento cultural que foi organizado pela Câmara Municipal de Sátão e por um grupo de antigos alunos, colegas e amigos (Ana Cristina Santos, Ana Albuquerque, Pe António da Encarnação e Isabel Demar).
      Ainda houve oportunidade para ouvir o grupo Zaatam e degustar um Dão de Honra servido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração.
      Foi um evento cultural que muito enriquece a vila de Sátão!