terça-feira, 30 de março de 2010

Semana da Leitura na Biblioteca da EB 1 de Sátão

De 1 a 5 de Março, muitas foram as actividades em que os alunos da EB 1 de Sátão puderam participar, dando mais vida aos livros e despertando a atenção para a importância da leitura.
Houve concursos, tempo para ler em silêncio, tempo para todos serem famosos, tempo para «Uma História ao Ouvido»…, uma árvore especial para ir construindo, e não faltaram as visitas ilustres!


 Nas «Olimpíadas da Leitura», todas as turmas do 2º ao 4º ano ouviram uma história lida na sala de aula pela Professora Bibliotecária e depois resolveram um pequeno questionário para testar a sua memória e compreensão.


















Muitos alunos (mais de 70!) participaram no concurso «Leituras com Alma», em que tiveram de ler um texto em voz alta e ser avaliados por um júri, com pontuação e tudo! A BE agradece a preciosa colaboração da professora Camila e dos auxiliares Lúcia Correia e Jorge Amaral, que foram incansáveis na sua missão tão especial.



A «Árvore dos Livros» esteve presente durante toda a semana, com a imagem de vários autores. Os alunos foram-na completando com imagens de livros em miniatura e com folhinhas verdes em que escreveram as suas opiniões.





























Nesta semana, os alunos que requisitaram os computadores da BE foram convidados a consultar sítios onde puderam ouvir uma história. Foi «Uma História ao Ouvido».



A visita das EB 1 e de alguns Jardins-de-Infância à Biblioteca da EB 1 de Sátão, nos dias 2,3 e 4, também trouxe uma animação especial.
Os meninos e meninas de Abrunhosa, Vila Boa, Ladário, Pedrosas, Avelal, Rãs, Casal de Cima e Torre tiveram um dia diferente: conheceram a EB 1 de Sátão e a Biblioteca, participaram na Hora do Conto com «João e a Floresta de Betão» e puderam mostrar o seu talento com algumas dramatizações nos 5 min. de Fama. Depois, foram almoçar à EB 2,3 e visitaram a Feira do Livro.
Os alunos do 1º ano ouviram histórias que lhes foram lidas por duas convidadas especiais: a Educadora Ângela, da Direcção do Agrupamento, e a Dr.ª Zélia, Vereadora da Educação da Câmara Municipal. A Biblioteca Escolar agradece a sua participação.


Aqui ficam algumas opiniões e sugestões dos alunos e professores sobre esta Semana da Leitura:
«Foi uma semana especial, porque ouvimos mais histórias e as actividades foram muito divertidas. Houve mais alegria na escola»
A Semana da Leitura proporcionou «um contacto mais profundo com a Biblioteca, o convívio com outras escolas (e foi) uma experiência enriquecedora; é uma iniciativa a continuar.»
«Deve continuar nos mesmos moldes.»
«Mais actividades e mais espaço para as fazerem, para os meninos caberem»;
«Fazer mais jogos de leitura.»
«Deram oportunidade aos alunos que queriam participar»
Esta semana «estava bem organizada»; «foi muito divertida».
Isabel Carvalho
Professora Bibliotecária da EB 1 de Sátão

quinta-feira, 25 de março de 2010

Algumas Tertúlias

II Tertúlia da “Biblioteca da Amizade”

O pessoal docente e não docente do nosso Agrupamento tem vindo a dinamizar, ao longo destes últimos quatro anos, a “Biblioteca da Amizade”. A Associação de Pais e Encarregados de Educação também são sempre convidados a colaborar.
Os participantes trazem livros das suas bibliotecas pessoais, colocam-nos num cesto na biblioteca escolar. Os interessados requisitam-nos e lêem-nos. São muitos os livros que têm sido lidos.
Em cada período é organizada uma Tertúlia em conjunto com o grupo PES. As Tertúlias são momentos de partilha de experiências de leitura e de convívio.
A última Tertúlia, segunda deste ano lectivo, foi realizada no dia 18 de Março, pelas 17 horas, na biblioteca da E.B. 2,3, sobre o tema “ Leitura e família”.

terça-feira, 23 de março de 2010

Área de Projecto: “ Crescer para melhorar o Mundo” – 6ºC

Aumento do efeito de estufa


O nosso planeta está rodeado de gases atmosféricos: o oxigénio, o azoto, o dióxido de carbono, …

Mas há gases muito poluentes: os que provocam o efeito de estufa, tais como o dióxido de carbono, metano, entre outros.

A atmosfera protege-nos quando os raios de Sol chegam até ela. Só que o buraco de ozono já tem um grande tamanho e isso faz com que os raios ultravioletas, não fiquem retidos e depois de entrarem na Atmosfera, não conseguem sair. Por esse motivo, o planeta não liberta grande parte do calor que devia libertar.

Muitas das actividades humanas estão a enviar para a Atmosfera gases que aumentam o efeito de estufa: as fábricas, aos automóveis, os aquecimentos domésticos…

Se houvesse menos gases que provocam o efeito de estufa, o clima mudaria! Evitavam-se as inundações, as secas, o aumento dos desertos, a esterilização dos solos.

Grupo 3 – Cátia, Gabriel, Pedro e Vanessa

Área de Projecto -6º C

Na Semana da Leitura, a turma do 6º C apresentou na Biblioteca Escolar o trabalho que fizemos em Área de projecto, durante o primeiro período.
O tema escolhido foi “Os direitos humanos” que se integra num tema mais abrangente a que chamámos: “Crescer para melhorar o Mundo”.
Nós queremos crescer todos os dias e também queremos contribuir para melhorar o mundo em que vivemos.
Analisámos a Carta dos Direitos Humanos, reflectimos sobre cada um deles e depois escrevemo-los à nossa maneira.
Esperamos, com este trabalho, alertar as pessoas para a constante violação desses direitos e dos muitos erros e injustiças que se cometem no mundo.
O fundador do escutismo, Robert Smith Baden Powell, dizia: “Tenta deixar o mundo melhor do que o encontraste.”. Nós estamos tentar seguir este lema, e vocês?

A turma do 6º C

quarta-feira, 17 de março de 2010

A Árvore Generosa

«A Árvore Generosa», de Shel Silverstein, editado pela Bruáa, é a história de um amor incondicional entre uma árvore e um menino dedicado e sonhador, transformado pelo tempo num adulto egoísta, distante e que apenas regressa para junto da sua amiga por razões materiais. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.


(Clica na imagem e folheia parte do livro)

sexta-feira, 12 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA- 1 a 5 de Março

SEMANA DA LEITURA

Durante a semana de 1 a 5 de Março, o nosso Agrupamento comemorou a Semana da Leitura. Foi uma semana de festa. Realizaram-se muitas e divertidas actividades, em que os alunos, pessoal docente e não docente participaram com muito entusiasmo.


Dia 1 de Março

Abertura da Semana da Leitura – o 5º A apresentou canções no átrio da escola

Feira do Livro durante toda a semana

Dia 2 de Março

Dramatização da história: “A Menina Gotinha de Água”, pelos alunos do 6º C

Apresentação de um powerpoint sobre Os direitos humanos, pelo 6º C

Concurso de Leitura: “Leituras com alma…”

Dia 3 de Março

“Silêncio, vamos ler!...”-Paragem de 45minutos no Agrupamento para leitura silenciosa.
Apresentação, pelo pessoal docente e não docente, de uma canção de homenagem a Rosa Lobato Faria.

Dia 4 de Março

Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho, com todos os alunos do 6º ano.
“5 minutos de fama”- leitura/ declamação/ dramatização de pequenos textos pelos alunos, pessoal docente e não docente.

A Oficina conta histórias… Dramatização de histórias pelos alunos da Oficina da Leitura e da Escrita:

- “ Era uma vez uma velha que engoliu uma mosca”

- “ Sopa de prego”

“ A Lebre e a Tartaruga”

Dia 5 de Março

Dramatização do poema: “Nau Catrineta” pelos alunos do 5º D

Apresentação de canções e de uma dança pelo pessoal docente e não docente, no átrio da escola.

Esperamos que esta semana tenha despertado o gosto pela leitura na nossa comunidade escolar. Muitas e boas leituras.

quarta-feira, 10 de março de 2010

O ponto


«Tenta fazer uma marca qualquer e vê onde ela te leva».
Este foi o poder de um pequeno encorajamento que a professora lança a Vera, na excelente história de Peter Reynolds, editada pela Editora Bruáa.
Estímulo que passámos aos alunos dos Jardins de infância e EB1 de Sátão e Pedrosas.